NEWS BELVEDERE

Cadastre-se aqui e receba o informativo digital do Hospital Belvedere

Dados pessoais

Cuidados com o joelho

Data: 19/03/2010


Fonte: www.uai.com.br


A pelada no final de semana com os amigos pode ser sagrada para muitos homens. Um momento aguardado para relaxar, tirar o estresse das costas e discutir futebol. Na maioria das vezes, não é a prática esportiva em si a grande estrela de uma tarde de sábado, mas a confraternização. No entanto, é nesse comportamento que reside o maior perigo, sobretudo para o joelho.

O ortopedista Rene Abdalla, diretor do Instituto do Joelho do HCor, é taxativo ao falar sobre o atleta de fim de semana: “é o pior paciente do mundo. É um paciente eterno”. O maior problema do atleta de final de semana é que ele não se cuida. “Ele joga no sábado, fica com dores na segunda, terça, quarta e depois volta a jogar na quinta, por exemplo,”.

O joelho é uma estrutura complexa. Ele possui oito ligamentos, cada um desses ligamentos tem uma função especifica e, em geral, estão associados à proteção de forças e ao controle de movimentos.

Um dos principais motivos das lesões, aponta o médico, é o sobrepeso. “É o pior tipo de atleta, é aquele que come um petisco, bebe uma cerveja. Ele não tem orientação alguma, pega qualquer tênis e calção e vai jogar”.