CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Belvedere vem atuando desde o início das atividades da Instituição, com um intenso trabalho que resulta na manutenção das taxas de infecção compatíveis com os melhores parâmetros nacionais e internacionais.

A presença da Comissão de Controle de Infecções – CCIH, é obrigatória em todos os hospitais do Brasil por exigência do Ministério da Saúde e o Hospital Belvedere demonstra resultados de excelência na prevenção das infecções hospitalares através de seus indicadores e taxas de infecção abaixo dos valores recomendado pela ANVISA. Nossa comissão que é representada por uma equipe multiprofissional altamente capacitada, é exemplo de competência e comprometimento que caminham alinhados com a visão da instituição.

O Hospital Belvedere implantou recentemente o método de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares através da busca ativa por telefone, realizada diariamente. Para definição dos casos seguimos critérios estabelecidos pela literatura.

 

Saiba mais sobre o Controle de Infecções

As infecções hospitalares chamadas também de infecções relacionadas à assistência á saúde, são eventos que acontecem nos hospitais do mundo inteiro, e podem envolver vários fatores incluindo a fragilidade imunológica de determinados pacientes que se tornam mais susceptíveis a tais infecções. A possibilidade de taxa “zero” de infecção hospitalar ainda é desconhecida. É objetivo de todas as instituições de assistência à saúde manter suas taxas de infecção hospitalar mais próxima ao “zero” sendo comparáveis às dos melhores hospitais do mundo.

O Ministério da Saúde estabelece que a medida de prevenção mais simples e importante é a higienização das mãos antes e após tocar cada paciente ou equipamentos próximos a ele, evitando-se a transmissão de bactérias entre outros pacientes.

O Hospital Belvedere mantém as taxas de infecção dentro dos melhores parâmetros, e estimula os seus colaboradores, através de rotinas atualizadas a melhoria contínua da assistência, livre de riscos e danos ao paciente.
Competências da Comissão de Controle de Infecção (CCIH)
Cabe ao SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) elaborar, implementar, manter e avaliar programas de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando ações como:

  • Adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e controle das infecções hospitalares;
  • Investigação epidemiológica de casos e implantar medidas de controle;
  • Capacitação do quadro de trabalhadores e profissionais da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares;
  • Otimização do uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.

 

Serviço de Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar é composto pelos membros executores:

Dr. Estevão Urbano Silva CRMMG 23100
Infectologista
Enfermeira Laila Gonçalves Vieira
Especialista em Prevenção e Controle de Infecção pela UFMG